A Clínica

Um pouco sobre nossa história

O Centro de Olhos do Recife foi fundado em 1980, Seus fundadores, Dr. Heraldo Sá Martins e Dra. Auxiliadora Beltrão Sa Martins, vinham, ela de tradicional família de ofttalmologistas de Pernambuco e ele de mestrado iniciado na UFPE e finalizado na Holanda, no Real Hospital de Olhos de Utrecht. A partir daí, o CENOR se destacou no cenário nacional e internacional com marcos de pioneirismo em procedimentos, equipamentos e pesquisa oftalmológica. Realizou, logo após sua fundação, a primeira campanha de profilaxia ocular infantil em nosso Estado, tendo trabalhado em dezenas de escolas, triando crianças com doenças oculares. Foi o primeiro Serviço realizando as cirurgias de correção cirúrgica incisional da miopia e astigmatismo (ceratotomia radial e astigmatica), em 1982. Iniciou em nosso Estado a rotina dos implantes de lentes intraoculares, já em 1981. Iniciou no Brasil o uso de rotina da facoemulsificação na cirurgia de catarata, através da aquisição do primeiro aparelho Site no Brasil, em 1984.

Foi o introdutor mundial do marco que fez a diferença em anestesia ocular, a anestesia subtenoniana, que abriu caminho para a anestesia tópica, já em 1988, onde boa parte dos Serviços no Brasil ainda realizavam anestesia geral. Em 1989 trouxe a ceratomileusis in situ, a qual foi a precursora do moderno Lasik, também iniciado de forma pioneira em nosso Estado em 1993.

Em 1993 deu inicio a rotina do Lasik, tendo trazido ao Brasil o primeiro laser da modalidade scanning spot, que até hoje é o tipo de laser que ficou como o melhor para oftalmologia, tendo o CENOR se tornado o Centro de Referência desta cirurgia para América do Sul. Vieram treinar Lasik no CENOR médicos de todo pais e de vários outros paises das Américas e Europa. Deu inicio, ainda antes dos anos 90 aos implantes de lentes difrativas para presbiopia. Iniciou os implantes de cristalino para alta miopia, em olhos facicos, em 1996. Realizou junto ao Dr. Ronald Shachar, do Texas, estudos pioneiros das cirurgias esclerais de Presbiopia, que não funcionaram a longo prazo, mas abriram o caminho para o interesse mundial de dar uma solução a esta doença que afeta todas as pessoas que passam do 40 anos de idade. Em seus trinta anos de atividade o CENOR incorporou em seu quadro medico vários destacados oftalmologistas e conta hoje com oito profissionais atendendo nas mais diversas áreas da oftalmologia.

© 2017 | Cenor - Todos os direitos reservados.